Nos últimos dias, tenho sido muito questionado sobre quais as reais diferenças entre Arquiteto e Urbanista e o Engenheiro Civil. O que o arquiteto de fato faz? Enfim, são muitas as dúvidas dos leitores de minha página no facebook, instagram, blog e até clientes em potencial.
Primeiramente, é importante registrar que o Arquiteto e Urbanista e o Engenheiro civil não são inimigos! Essa ideia negativa foi criada ao longo do tempo, por pessoas tendenciosas e algumas ignorantes (no sentido de não saber). São na verdade, ou deveriam ser, grandes parceiros numa obra. Um pode sim complementar o outro!
De forma simplória, ambos são autorizados por meio das leis 5194/1966 e 12378/2010 a elaborar projetos de edificações residenciais e comerciais, cálculo estrutural, projeto de instalações prediais em geral, projetos de novos loteamentos, desmembramentos de edificações e lotes, coordenam e fiscalizam obras, elaboram orçamentos executivos, legalizam projetos nas Prefeituras e nos Órgãos Ambientais como o INEA e muitas outras atividades! E não existe limite de pavimentos para nenhum dos dois!
Como mencionado acima, existem várias atribuições compartilhadas entre essas profissões. No entanto, o Arquiteto e Urbanista, durante 5 anos de faculdade, estuda o projeto de arquitetura de forma muito mais abrangente, ou seja em todas as suas áreas, e o curso de engenheira civil possui o foco maior em estruturas e outras questões mais complexas, que o habilita a construir obras de grande porte como pontes, barragens ou congêneres, atividades essas exclusivas dos “Engenheiros Civis”.
Visando eliminar as divergências entre as profissões, está em andamento os trabalhos da Comissão Temática de Harmonização Interconselhos (CAU x CREA), que tem como objetivo analisar e harmonizar as legislações da Arquitetura e Urbanismo e das Engenharias, e solucionar conflitos e sombreamento nas atividades de cada profissão.
Se você vai construir ou reformar, basta escolher o profissional que mais se adéque às suas necessidades! Estude o portifólio do profissional! Verifique se ele de fato é qualificado, pois existem vários falsos profissionais (desenhistas, CADistas e até graduandos) se passando por arquitetos ou engenheiros, cometendo o Exercício Ilegal da Profissão, podendo inclusive serem penalizados por isso. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR), disponibiliza o seguinte link para você achar um profissional: https://acheumarquiteto.caubr.gov.br/. Enfim, converse com os clientes do arquiteto ou engenheiro escolhido para ter referências! E não deixe de estabelecer um contrato entre as partes visando ter garantias sobre o serviço.
Por fim, registro que de acordo com pesquisa feita pelo Datafolha, encomendada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR), mais de 80% da população faz obra sem arquiteto ou engenheiro. E isso é um risco para sua obra e para você e sua família e/ou clientes que vão utilizar a edificação, além de causar desperdícios e gastos desnecessários. Entretanto, a pesquisa também revelou que, entre aqueles que contrataram arquitetos e urbanistas para auxiliar na obra, há um índice altíssimo de satisfação: 78%.
Muitos não sabem, mas existe uma lei que garante assistência técnica gratuita para pessoas de baixa renda, mas não há atenção para essa questão de todas as esferas do governo (Federal, Estadual e Municipal), que devem direcionar recursos para tal serviço. Cobre! Você tem direito! Veja a reportagem sobre esse assunto veiculada pelo Fantástico. Clique aqui
Ajude-nos a disseminar esta informação compartilhando com seus contatos! Obrigado desde já.
Vai construir ou reformar? Contrate um arquiteto e urbanista! O Escritório Jomar Filho Arquitetura está à disposição para atendê-lo. Faça um orçamento sem compromisso!
Acompanhe-nos nas redes sociais e blog e receba semanalmente diversas dicas sobre Arquitetura e Urbanismo.
Jomar Filho
Arquiteto e Urbanista
(22) 99859-6795
Portifólio: www.jomarfilhoarquitetura.blogspot.com
Facebook: https://www.facebook.com/jomarfilhoarquitetura/
Instagram: https://www.instagram.com/jomarfilhoarquitetura/
Nenhum comentário:
Postar um comentário