Atualmente é possível encontrar grande variedade de marcas e tipos de tintas, massas e outros produtos para uso interno ou externo. Mas como escolher o tipo ideal para determinado trabalho? Se você está construindo ou reformando seu imóvel, é preciso, primeiramente, ter em mente que não existe uma única tinta para todas as superfícies e usos. E a escolha do produto adequado para cada superfície e local é essencial para um bom acabamento e durabilidade de sua pintura.
Veja os principais tipos e usos de tintas, a seguir:
Para paredes de alvenaria:
Os principais tipos são as tintas látex acrílicas e tintas látex PVA. Em ambientes internos, podem ser aplicados os três tipos de "tinta látex" – Econômica, Standard e Premium, cabendo a cada consumidor, de acordo com seu gosto, a escolha da cor e do tipo de acabamento (fosco, acetinado e brilhante). Em ambientes externos (fachadas), em que existe a necessidade de maior resistência, em função do intemperismo (chuva, sol etc), devem ser usadas as tintas classificadas como Standard e Premium. Existem ainda tintas para aplicações específicas, como para utilização em banheiros ou em imóveis no litoral, que têm características apropriadas para esses ambientes.
A principal diferença entre as tintas látex acrílicas e tintas látex PVA é a resina utilizada. As tintas PVA usam acetato de polivinila, enquanto as acrílicas são à base de resina acrílica.
|
Imagem ilustrativa de como são comercializadas as tintas látex PVA e Acrílica |
Observação importante: Muitos acreditam que as tintas acrílicas são indicadas para uso externo enquanto as PVA estão restritas aos ambientes internos, em função de fatores como lavabilidade e durabilidade. Essa informação nem sempre é verdadeira, pois existem tintas acrílicas Econômicas, indicadas apenas para uso interior, assim como tintas látex PVA Standard e Premium, que podem ser aplicadas em fachadas sem nenhum problema. Mas atenção: As tintas acrílicas podem ser encontradas em três tipos de acabamento: o fosco é menos resistente à limpeza, mas ressalta menos as imperfeições da parede; o semibrilho tem um pouco de brilho, destaca mais as imperfeições da superfície e resiste mais à limpeza do que a tinta fosca; já o acetinado confere à parede um toque mais fino, sofisticado, com um brilho suave, que resiste bem à limpeza. Assim como a tinta semibrilho, ela destaca as imperfeições da superfície.
Já existem no mercado as tintas superlaváveis que têm acabamento acetinado e oferecem grande resistência à limpeza. São ideais para ambientes com intenso tráfego de pessoas ou locais onde há crianças e podem ser utilisadas tanto em ambientes internos como externos.
Para as madeiras (portas, janelas etc.):
É sempre recomendado o uso de vernizes, esmaltes ou tintas a óleo, que evitam rachaduras e trincas e as protegem de envelhecimento precoce, desbotamento e deterioração, repelindo a água e combatendo a formação de fungos, além de manter o ambiente agradável. Madeiras em áreas externas, expostas à ação do sol, chuva e maresia, devem receber atenção especial, com vernizes com filtro solar e esmaltes Premium.
|
Imagem ilustrativa da aplicação do verniz |
A escolha do acabamento para a madeira (verniz, esmalte ou tinta a óleo) depende do gosto pessoal e de fatores como o local de aplicação e o grau de proteção desejado. É preciso destacar que nem sempre a solução tecnicamente mais adequada será a que mais agrada ao cliente, do ponto de vista estético. Da mesma forma, uma escolha feita levando-se em conta exclusivamente os aspectos estéticos poderá não trazer a solução para o problema existente.
Em termos de características e de efeitos estéticos, os vernizes podem ser usados nas versões brilhante e acetinado, para dar um acabamento mais sofisticado e destacando o substrato. As tintas a óleo e os esmaltes escondem os veios da madeira e a colorem.
Para metais:
Os produtos indicados são os esmaltes e a tinta a óleo, tanto para o interior quanto para o exterior dos imóveis. E aí é necessário pedir sua atenção: Esses tipos de tinta não são adequados para o uso direto na parede, porque dependendo da aplicação podem surgir bolhas ou descascamento.
|
Imagem ilustrativa - galão de 3,6l de esmate sintético |
Tintas epóxi:
São uma boa opção para a utilização em pisos, especialmente em locais de grande circulação, por apresentarem excelentes propriedades físicas, mecânicas e químicas (ou seja, têm excelente resistência à abrasão, aderência, dureza, resistência a água etc.). São indicadas para áreas internas, pois a ação dos raios solares é danosa a essas tintas.
|
Imagem ilustrativa - uso de tinta epóxi |
Não obstante a todas essas recomendações, o ideal é sempre consultar um profissional qualificado.
Vai construir ou reformar? Contrate um arquiteto e urbanista!
Jomar Filho
Arquiteto e Urbanista
Tel / Wats: (22) 99859-6795
Facebook / Instagram: @jomarfilhoarquitetura
e-mail: jomarfilhoarquitetura@gmail.com
Fonte bibliográfica: Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas.